Sobre Nós

Quem nós somos?


 A Associação Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês e Mem-Martins (ACITMMM) foi criada por pessoas de vários países e culturas, pautando-se pelo princípio de que um bom ser Humano deve falar, pensar e fazer o bem ao próximo, Todo o bem que uma Pessoa deseja para si deve desejar aos outros, independentemente da sua origem, religião, etnia ou gênero. Em 2007, um grupo de moradores da Tapada das Mercês apercebeu-se de que eram várias as carências existentes no lugar que habitavam e muitos os projetos  que podiam desenvolver em conjunto para dar resposta aos anseios da comunidade. Fundaram a ACITMMM com o objetivo de facilitar a aquisição de competências que melhorassem a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa e, simultaneamente, de promover o conhecimento e valorização das culturas dos seus países. Alargar a compreensão sobre a cultura e religião islâmicas, contribuindo para uma sociedade pluralista e pacífica, é outro objetivo específico da Associação. Ao longo do tempo, e apercebendo-se de que as suas questões afetavam não só a comunidade imigrante mas todos os residentes da Tapada das Mercês, a ACITMMM alargou as suas respostas a todos os moradores. Em breve a Associação iniciará a construção do Centro Comunitário Islâmico da Tapada das Mercês, destinado a todos, independentemente da religião e pertença étnica ou outra. A ACITMMM é uma I.P.S.S. e uma Associação de Imigrantes reconhecida pelo A.C.M. Em 2013 a associação foi distinguida com o prémio de boas práticas SOLIDAR (Silver Rose Awards) atribuído pelo Parlamento Europeu.


Religião e Cultura Islâmica

 Em 2007, os moradores muçulmanos da Tapada das Mercês sentiam falta de um espaço de oração. Juntaram-se então para fazer face a esta necessidade e, a 3 de Agosto do mesmo ano, inauguraram aquele que viria a ser o primeiro pilar da Comunidade Islâmica: a Mesquita da Tapada das Mercês. A Mesquita funciona até hoje em instalações provisórias, enquanto a ACITMMM desenvolve todos os esforços para chegar à construção de um local de oração mais digno. O novo edifício da Mesquita da Tapada das Mercês deverá ser construído de raíz em breve, em conjunto com o Centro Comunitário, com quem partilhará a localização mas onde funcionará autonomamente.
Simultaneamente, a ACITMMM dedica-se à divulgação da cultura islâmica junto do grande público. Entre outras actividades, prevê-se a constituição de uma biblioteca onde todos poderão aceder a mais conhecimento sobre o Islão. Para mais informações sobre o culto, cerimônias, Madrassa e encontros trimestrais com as Mesquitas locais, contacte-nos.

Tapada das Mercês

 Situada no Concelho de Sintra, a Tapada das Mercês consiste numa localidade relativamente recente, onde residem quase 20.000 pessoas de pelo menos 27 nacionalidades diferentes e com uma estrutura etária jovem. Cerca de metade dos estrangeiros residentes na Tapada das Mercês são provenientes dos PALOP. Outros são originários do Brasil, da Europa de Leste e, também, de países africanos como a Guiné Conacri e Senegal. É de destacar também a importância de residentes portugueses descendentes de pessoas originárias de outros países. Parte significativa dos habitantes tem a dupla nacionalidade. São muitos, também, os agregados domésticos multiculturais. Para além da diversidade geográfica e cultural, a diversidade religiosa também caracteriza a Tapada das Mercês. Uma parte importante dos residentes são muçulmanos, convivendo lado a lado e pacificamente com pessoas de outras religiões, como católicos, ortodoxos e hindus. Esta diversidade marca o dia-a-dia da Tapada das Mercês, distingue a sua vivência urbana e consiste num recurso importante para a promoção da qualidade de vida do lugar.

 As maiores dificuldades sentidas pelos imigrantes que habitam na Tapada das Mercês são o domínio da língua portuguesa, o acesso a documentação relativa à cidadania e a integração no segmento primário mercado de trabalho (menos precário, mais qualificado).

 A aquisição de habitação própria ou em melhores condições foi um dos fatores que mais atraíram moradores à Tapada das Mercês, que cresceu exponencialmente entre 1990 e 2009. Hoje, a localidade conta com um conjunto rico de organizações endógenas, que cooperam entre si e partilham o mesmo objetivo, de servir a população local e promover o desenvolvimento sustentável.

Responsáveis

Presidente da Assembleia Geral

Mutaro Djauara
Contacto: 968 684 457

Presidente da Direção

Mamadou Bah
Contacto: 920 278 204

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora